julho 09, 2010

De quem foi a culpa?

O Brasil inteiro procura os culpados para a eliminação da seleção brasileira no Mundial Sul Africano e parece já ter achado: Felipe Melo e Dunga. A verdade, eu acredito, é que não existe um culpado apenas, apesar de muitos associarem a derrota, ao pé frio do cantor Mick Jagger. A culpa, se podemos assim dizer, se sustenta desde a divulgação da lista dos convocados, que nunca teve o apoio dos brasileiros, a descrença na equipe montada pelo ex-campeão Dunga. Como tudo no Brasil precisa fazer sucesso antes fora dele para só depois ser valorizado, a seleção montada só seria apoiada ou estimulada se trouxesse a taça o hexacampeonato para o país.

Por incrível que pareça, essa foi a copa em que menos pessoas torciam a favor da seleção brasileira e isso me fez refletir e imaginar que o Brasil certamente não ganharia o mundial. Envergonhei-me, pois uma seleção que tem sua nação contra não chega a lugar algum, com a torcida contra fica complicado, desestimulante.

PECAMOS todos, por criticarmos Dunga por não trazer jogadores mascarados, que jogam horrores nos clubes europeus e nada fazem na seleção, ERRAMOS por achar que somos os melhores no quesito futebol, eles, os jogadores, ERRARAM por entrar nas partidas de saltos, pensando sempre em defendermos apenas a hegemonia e pela não concentração no jogo em que estavam atuando, por não respeitarem a camisa vestida e por fim, por se considerarem os melhores, cada qual em suas especificidades. E nos torcedores pecamos também, por não apoiarmos a seleção, pois torcer é dar um credito de confiança à equipe que nos representa, mesmo que não seja a seleção dos sonhos de cada brasileiro.
Se todos esses exercícios de cidadania conjunta tivessem sido exercidos, é provável, mas não garantido que os jogadores se sentissem mais parte de um país, acolhidos, como em outras copas. Também não sejamos inocentes, vimos claramente que o a equipe do Brasil não rendeu o esperado, já que sua base foi constituída pelos melhores jogadores do mundo nos clubes que defendem. Deixaram a desejar no futebol e apareceram muito mais em lances indignos de reprises: faltas antiesportivas, gol ajeitado com os braços, e ainda houve quem dissesse que o importante foi a pintura do lance, mas se fossem lances não marcados contra o Brasil seria um estopim para uma guerra mundial futebolística, que renderiam o resto do mundial.

Enfim, os jogadores deslembraram de jogar futebol e, os brasileiros esqueceram-se de ser torcedores, ou seja, todos pecaram pela omissão dos nossos deveres, ou melhor, de nossas paixões.

Prejuízos


A eliminação do Brasil não gerou prejuízos apenas à comissão técnica da seleção, cuja demissão foi conjunta, mas para todo comércio que surgiu com a copa. O prejuízo para comerciantes foi 85 milhões de reais, todo esse dinheiro foi investido em vuvuzelas, camisas da seleção, chapéus, entre outros artigos para ajudar aos mais afoitos a torcer.

Pelo menos uma vantagem, quem deixou pra comprar TVs por agora poderá comprá-las com os preços caindo por tabelas, podendo ter descontos de até 50% , só assim para o consumidor ter uma regalia no Brasil. No caso dos artigos para animar os torcedores, o jeito agora é deixar tudo estocado para a Copa do Mundo de 2014, que será aqui, no Brasil, e impedir que Jagger torça por nossa seleção, quem sabe, estaremos mais animados e conquistaremos o hexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário